Cosems Goiás e FGM assinam termo de cooperação

Objetivo é capacitar gestores municipais, prefeitos e secretários de saúde para fortalecer os espaços de discussão no SUS

Publicado em 19/01/2021 12:16

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás e a Federação Goiana dos Municípios (FGM), reuniram-se na manhã desta terça-feira, 19, para reforçar a parceria entre as duas entidades. As instituições assinaram o Termo de Cooperação entre Cosems Goiás e FGM, com o objetivo de promover a capacitação de gestores municipais, prefeitos e secretários de saúde e fortalecer os espaços de discussão como a Assembleia Cosems, Câmaras Técnicas, CIR, CIB dentre outros.  

 


O Cosems Goiás entende que é de extrema importância que o gestor de saúde esteja presente e atuante nos espaços de discussão e pactuação, desde a Câmara Técnica, passando pela CIR até chegarmos à CIB e à Assembleia Cosems e é fundamental que os prefeitos municipais tenha ciência de que a gestão pública da saúde ocorre também nesses locais.  “São esses os espaços onde o gestor poderá desempenhar e garantir que a saúde pública dentro do seu município seja executada de acordo com os instrumentos de planejamento do SUS. É importante que os prefeitos municipais conheçam e entendam a importância desses espaços para a boa organização e execução dos serviços públicos de saúde dentro do município”, frisou a presidente do Cosems Goiás, Veronica Savatin.


 


Campanha de Vacinação contra Covid-19

A distribuição das doses da vacina Coronavac em Goiás e o andamento da campanha de vacinação contra COVID-19 no estado também foram discutidas durante o encontro. Ainda há variação de informações e dados repassados aos municípios sobre o tema e o Plano Estadual apresentado até o momento não contempla a quantidade de doses esperadas para os municípios. Ainda na tarde desta terça-feira, o Cosems realizará uma Assembleia Extraordinária para tratar, além de outras pautas importantes, o planejamento e a execução do Plano de Vacinação.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support