Cosems Goiás recebe secretários de saúde da macrorregião Nordeste no primeiro dia de Acolhimento de Gestores 2021

Importância da participação dos gestores nos espaços de discussão foi tema destaque debatido no evento

Publicado em 26/01/2021 19:17

Gestores municipais da macrorregião Nordeste de Goiás participaram hoje, terça-feira, 26, em Brasília, do Acolhimento de Gestores Cosems Goiás 2021. Estiveram presentes na ocasião o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Wilames Freire Bezerra, o secretário executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, o presidente da FGM, José de Sousa Cunha, o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Venerando Lemes de Jesus e o Deputado Estadual Coronel Adailton, além da Diretoria e dos assessores técnicos do Cosems Goiás e as Apoiadoras da macrorregião.

O presidente do CONASEMS destacou a importância da informação em saúde na garantia de dar subsídios ao gestor nas tomadas de decisões. “A rede Conasems – Cosems tem o desafio de passar a informação aos gestores em tempo oportuno. Ser gestor do SUS é manter o diálogo permanente, sempre abastecido com essas informações, estimulando a capacitação de sua equipe.  Mas é preciso entender também que sua principal missão é prover saúde à população”, pontuou.  Na mesma linha, exaltando a importância da participação dos gestores nos espaços de discussão, Mauro Junqueira afirmou que é de suma importância que o secretário participe das reuniões de CIR, por exemplo, já que são esses os melhores ambientes para trocar informações e debater propostas de aprimoramento da oferta de serviços.

 

 

José Cunha, presidente da FGM, endossou esse discurso de relevância e relembrou que FGM e Cosems Goiás assinaram, no começo do mês de janeiro, o termo de cooperação entre os entes, com o propósito de promover a capacitação de gestores municipais de saúde e prefeitos para fortalecer os espaços de discussão como a Assembleia Cosems, Câmaras Técnicas, CIR, CIB, dentre outros.

O Cosems está aqui

Idealizado e realizado pelo Cosems Goiás, o Acolhimento de Gestores tem como propósito apresentar a instituição aos novos gestores e estreitar ainda mais laços com os gestores que foram reconduzidos ao cargo. Veronica  Savatin, presidente do conselho e secretária de saúde de Chapadão do Céu reiterou que  o Cosems é a instituição que representa os gestores de saúde e é preciso conhecer e estar perto de todos os secretários de saúde, dando subsídios, orientando e passando informações em tempo oportuno.

 

 

A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás também marcou presença, online, no evento.  O Secretário Ismael Alexandrino destacou princípios básicos do Sistema Único de Saúde, onde Municípios e Estado, junto com a União, fazem a composição tripartite do SUS.  “A universalidade, a integralidade e a equidade são os princípios, portanto, que regem e norteiam o SUS. Nós não podemos perder de vista esses pilares e o gestor precisa tomar decisões pautado por essas regras”, disse o secretário.

Dengue, COVID-19 e a Organização das RAS

A Subsecretária da Saúde da SES-GO, Luciana Vieira Tavernard, falou sobre a situação de simultaneidade de ocorrência epidemiológica entre  Dengue e COVID-19. “Essas doenças  possuem características clínicas parecidas e é importante fazer um diagnóstico diferencial. Portanto é importante estar atento ao monitoramento da doença”, declarou, e continuou com um alerta: “Se tivermos uma sobreposição de pandemia de COVID-19, dengue e também as causas traumáticas, teremos um grande risco de saturar o sistema de saúde”.

Veronica ressaltou também a questão das notificações das doenças. “Em 2020 tivemos uma subnotificação em relação aos casos de dengue e o Cosems orienta aos gestores que  suas equipes de saúde façam as notificações necessárias, pois em abril, por exemplo, estaremos trabalhando na campanha de vacinação da H1N1.  “Enquanto gestores municipais e saúde, devemos ter como dever de casa a organização do serviço de vigilância, que é feito com informação. É importante capacitar e trabalhar as equipes para que eles tenham informação sobre quantidade de casos  e nós sugerimos também aos gestores  que seja elaborado um plano de enfrentamento à Dengue, para que o gestor esteja bem orientado nesse processo”, finalizou a presidente.

 

 

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO AQUI. 

A programação do acolhimento contou ainda com uma apresentação sobre o Previne Brasil e os indicadores de saúde, e trouxe também detalhes sobre o processo de eleição para a Diretoria do Cosems Goiás, no biênio 2021-2023.  O evento itinerante continua na próxima quinta-feira (28) em Ceres, (macrorregião Centro Norte), 2 de fevereiro em Caldas Novas (macrorregião Centro Sudeste), 4 de fevereiro em Rio Verde (macrorregião Sudoeste) e 8 de fevereiro em Goiânia (macrorregião Centro Oeste). As inscrições podem ser feitas no site do evento.

 

 

Confira como foi o Acolhimento de Gestores Cosems 2021 – Macrorregião Nordeste

 

O Cosems Goiás agradece aos gestores e gestoras de saúde que participaram do Acolhimento da Macrorregião Nordeste:

Adilson Jose De Jesus Vila Boa
Breno Jose Prado de Miranda Formosa
Cleide Alencar dos Santos Cabeceiras
Daniela Borges Meneses Planaltina
Dinair Rita Dourado Buritinópolis
Douglas Alves de Oliveira Jandaia
Ednardo Gonçalves Ribeiro Cristalina
Fernanda Costa Spindola Flores De Goiás
Fernando da Silva Couto Alto Paraíso De Goiás
Francisco Bezerra Garcia Filho Sítio D’abadia
Gesselia Batista Dias Fernandes Cavalcante
Ievora Aparecida Pereira Lima Iaciara
Janine Silva Bonfim Antkiewicz Posse
Júlio Pereira Campos Novo Gama
Andreia Abbes São João d’Aliança
Lidiane de Oliveira Martins Divinópolis De Goiás
Lidiane Moreira dos Reis Nova Roma
Luciane De Lima Paiva Bernardes Cidade Ocidental
Marcelle Machado de Araújo Melo Luziânia
Larissa de Melo Marques Guarani de Goiás
Nilson Vitorino de Souza Alvorada Do Norte
Rui Ferreira Borges Águas Lindas De Goiás
Wesley Verissimo Mendanha Teresina De Goiás

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support