Agosto Dourado: A importância do aleitamento materno

Conheça o projeto de Goiás vencedor na 17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS!

Publicado em 03/08/2022 09:54

Nesta primeira semana do mês de agosto a Saúde celebra o Aleitamento Materno. A “hora de ouro”, contato entre parturiente e bebê logo após o nascimento, dá nome ao Agosto Dourado, que tem como objetivo estimular a amamentação e evidenciar todos os seus benefícios para a saúde da criança.

E como a gestão municipal em Saúde pode estimular este importantíssimo vínculo?

Na Região sul de Goiás o projeto “Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados: Aleitamento Materno”, desenvolvido pela fonoaudióloga Ada Kelle Costa e Silva, tem alcançado resultados importantes. Além de promover a conscientização sobre a real necessidade do aleitamento, visitas são realizadas para orientações individuais as puérperas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo e as consequências da utilização de mamadeira e da chupeta para o desenvolvimento da criança. 

O projeto prevê, em consultas pré-natal com as puérperas e os recém-nascidos, o aconselhamento em Aleitamento Materno e também a realização do teste da linguinha, exame que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa. Além disso, são distribuídas almofadas de amamentação para incentivar e facilitar a pega correta.

                

A proposta é promover a amamentação exclusiva e a sensibilização da equipe de saúde para exercer uma rotina mais humanizada. Efetivar a comunicação intersetorial dentro do município através da parceria entre as secretarias Saúde e Ação Social, proporcionando melhora na capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência também são resultados do projeto. 

A ação exitosa foi apresentada durante a II Mostra Goiana de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS em Goiás (abril) e conquistou o prêmio de 1° lugar em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde  durante a 17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada durante o XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) de 2022, em Campo Grande (MS).

Ada Kelle Costa e Silva






Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support