Gestor de Saúde, fique por dentro das principais informações no combate à dengue em Goiás

Em um só lugar, o Cosems Goiás preparou um resumo das principais informações para você ficar atualizado e colocar em prática no seu município

Publicado em 20/02/2024 10:37

Em 2024, tornou-se real o que muitos já esperavam: uma epidemia de DENGUE no Brasil. De uma hora para outra, se não bastasse os desafios diários da atividade, o Gestor municipal de saúde se viu diante desse enorme desafio e, para superá-lo, se faz necessário ter o subsídio correto de informações, de forma clara e objetiva, para direcionar o trabalho dos servidores e orientar a população. 

Neste conteúdo, que será atualizado conforme necessidade, você vai ficar por dentro do que deve ser feito para, juntos e sempre juntos, superarmos essa epidemia da forma mais tranquila possível, salvando vidas e cuidando do nosso bem mais precioso: A VIDA.

Em todos os momentos, como representação das Secretarias Municipais de Saúde, o COSEMS GOIÁS participou de reuniões e foi elo fundamental na tomada de decisões estratégicas para defender, auxiliar e capacitar, o gestor municipal de saúde.

LINHA DO TEMPO: CONFIRA OS FATOS EM ORDEM CRONÓLOGICA

FIQUE POR DENTRO DAS AÇÕES

Todos os órgãos participantes do gabinete de crise trabalharam de maneira intensa para disponibilizar por meio do Site da Secretaria Estadual de Saúde informações completas e técnicas sobre o assunto. No link abaixo você tem acesso a:

Videoaulas, notas informativas, diagnóstico e manejo clínico, plano de contingência estadual, material de divulgação para os municípios, boletins diários, passo a passo para instalação do gabinete de crise, documentos de apoio, formulário para alimentação, entre tantas outras informações. 

MODELO PARA ORIENTAÇÃO DE DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Secretaria Estadual de Saúde elaborou uma Nota Orientativa para elaboração do Decreto de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública municipal. Clique aqui, baixe o modelo e, em caso de necessidade, coloque em prática no seu município.

GABINETE DE CRISE

O Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses constitui uma estratégia do Governo de Goiás para minimizar a infestação do Aedes aegypti no território goiano e reduzir de forma considerável os índices de morte por dengue. Até o momento, foram estruturados mais de 90 gabinetes em municípios considerados vulneráveis, ou seja, onde o número de casos de dengue atingiu o limite aceitável em proporção ao número de habitantes.

VACINA DENGUE

A vacina para Dengue conhecida como Qdenga, definida pelo Ministério da Saúde, está sendo aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios brasileiros. Em Goiás, são 134 cidades contempladas.

  • Quem está sendo vacinado neste primeiro momento? Pelo SUS, seguindo critério técnicos e estudos científicos, está sendo priorizada a faixa etária de crianças entre 10 e 11 anos de idade.
  • A vacina é dose única? Não! São duas doses.O intervalo da 1ª para a 2ª dose da vacina é de 03 meses.
  • Quem teve dengue pode tomar a vacina? Quem teve dengue deve esperar 06 meses para ser vacinado. Se entre uma dose e outra a pessoa for infectada, ela deve tomar a segunda dose conforme previsto no calendário de vacinação.

Confira uma Live do Cosems Goiás, com autoridades locais e participação especial do Diretor Nacional do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dr. Éder Gatti.

ROTEIRO PARA O DIA D DE COMBATE A DENGUE

No sentido de padronizar as ações, foi definido pelos órgãos participantes do gabinete de crise, um check list de ações que devem ser realizadas pelos municípios no Dia D de combate à dengue, no dia 22 de fevereiro.

Clique aqui e baixe o roteiro para o Dia D de combate à dengue.

NOVAS FICHAS PARA ARBOVIROSES

Considerando o Ofício nº 66278/2023/SES (202300010070838), de 28 de novembro de 2023, para otimizar as solicitações de ARBOVIROSES, a Gerência de Regulação de Internações/Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle – GERINT/SUREG/SUBVAIS, disponibilizou no dia 16/02/2024 uma nova opção de ficha para melhor identificação dos casos.

Ficha Arbovirose

Homologação dos indicadores do Painel Observatório de Arbovirose – Categoria Regulação

EM TEMPO

Os decretos de situação de anormalidade (Situação de Emergência – SE ou de Estado Calamidade Pública – ECP) dão ensejo a um regime jurídico especial, que pode possibilitar algumas medidas excepcionais por parte dos gestores públicos. Clique e confira os detalhes.

MANUAL DENGUE SOBRE GESTAÇÃO

Manual de prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue na gestação e no puerpério.

NOTA TÉCNICA TESTES RÁPIDOS

Nota Técnica Conjunta Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) e Coordenação-Geral de Arboviroses (CGARB) sobre o uso de testes rápidos para diagnóstico de dengue.

NOTA INFORMATIVA E MANUAL DE COLETA – 25/03/2024

Manuel de coleta, acondicionamento e transporte de amostras.

NOTA INFORMATIVA Nº: 1/2024 – Monitoramento epidemiológico das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) – Pesquisa de Arbovírus (RT-PCR
em tempo real).

NOTA INFORMATIVA Nº: 1/2023 – Monitoramento Epidemiológico das Arboviroses no Estado de Goiás no contexto da Vigilância laboratorial de DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA, MAYARO E OROPOUCHE realizada pelo LACEN-GO.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support