Informações Atualizadas: o que a gestão municipal precisa saber sobre o Novo PAC da Saúde?

O Cosems Goiás preparou um material especial e resumido sobre o assunto

Publicado em 04/12/2023 13:41

Durante o ano de 2023, o Governo Federal realizou o lançamento do Novo PAC da Saúde. No intuito de fornecer às secretarias municipais o necessário subsídio técnico-jurídico sobre a pauta, uma vez que a ação impacta frontalmente a alocação de recursos e por seguinte a tomada de decisão do gestor,  o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems/Go) reúne os principais atos normativos que devem nortear as discussões nos devidos espaços (CIRs, GTs, câmaras técnicas, dentre outros).

LIVE COSEMS GOIÁS

Como o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas sobre o Novo Pac da Saúde, o Cosems Goiás realizou uma Live sobre o tema. O trabalho foi dirigido pela Presidente do Cosems, Patrícia Palmeira, com orientações ministradas pela Apoiadora Janine Carvalho Martins.

Live Novo Pac da Saúde Cosems Goiás.

ENTENDA O NOVO PAC DA SAÚDE

O Novo PAC garante recursos para reduzir os vazios assistenciais, alcançando populações até então desassistidas, com a ampliação da cobertura de serviços do SUS. O programa conta com investimentos na ordem de R$ 30,5 bilhões e investe em expansão das redes de atenção primária e especializada de saúde, fortalecimento da saúde digital, preparação para emergências sanitárias e aumento da capacidade produtiva nacional de fármacos, biofármacos, vacinas e hemoderivados

Confira o manual de orientações completo da Seleção do Novo PAC Saúde.

Na atenção primária, novas Unidades Básicas de Saúde estendem os serviços para milhares de municípios e territórios indígenas de forma integrada às equipes de saúde da família.

Na rede de atenção especializada, o programa constrói novas policlínicas, maternidades, hospitais, centros especializados, oficinas ortopédicas, ambulâncias e centrais de regulação.

Clique aqui e confira em detalhes os eixos de investimento do Novo PAC Saúde.

O Novo PAC na Saúde pode representar um salto na expansão da assistência à população pelo SUS, além de ações voltadas à saúde digital e ampliação do parque industrial do setor.

Clique aqui e assista vídeos explicativos do Ministério da Saúde sobre o tema.

Clique aqui e fique por dentro das informações do Novo PAC.

Fontes: Governo Federal, Casa Civil e Ministério da Saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support