Atenção, Gestores! Orientação Técnica do TCM GOIÁS sobre o Piso da Enfermagem

A orientação é sobre a utilização da contratação temporária por excepcional interesse público

Publicado em 06/03/2024 08:22

A União recentemente emitiu Nota Técnica nº 6/2024-DEGERTS/SGTES/MS, do Ministério da Saúde, na qual conclui que profissionais contratados via credenciamento não se submetem a qualquer regime jurídico indicado nos arts. 15-A, 15-B ou 15-C da Lei Federal n° 14.434/2023, portanto, incabível o repasse da assistência da União aos municípios para pagamento do piso da enfermagem.

Nesse contexto, considerando a grande quantidade de atendimentos sobre o assunto, a Secretaria de Atos de Pessoal do TCMGO orienta sobre a possibilidade de realização de contratação temporária por excepcional interesse público, a que se refere o art. 37, IX, da CF, para o suprimento temporário de déficit de profissionais enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, de modo a substituir contratos de credenciamento hoje existentes, com o objetivo de garantir a continuidade do serviço público e o recebimento da assistência financeira complementar da União para o pagamento do piso da enfermagem.

Por se tratar de recursos federais, aplicam-se as normas, regras e entendimentos estabelecidos por aquele ente federativo para o repasse do complemento.

A unidade técnica alerta para o impacto da medida na gestão fiscal, considerando que tais despesas são consideradas como despesas de pessoal a que se refere o art. 18 e seguintes da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal 101/00), bem como as normas fiscais e eleitorais aplicáveis em 2024 por se tratar de último ano de mandato e ano de eleições municipais.

Orientação Técnica Contratação Temporária Para O Pagamento Do Piso Da Enfermagem Assinado

SEI MS 0038391756 Nota Técnica

Matéria: Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support