COSEMS GOIÁS marca presença no I Encontro Goiano de Atenção Primária na Saúde da Mulher

Evento foi realizado na terça-feira, dia 01 de outubro, em Goiânia/GO.

Publicado em 02/10/2024 13:55

Iniciando as programações do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização da prevenção e controle do câncer de mama, a Presidente do COSEMS GOIÁS e Secretária Municipal de Saúde de Araçu, Patrícia Palmeira Fleury, representando as 246 Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, participou nesta terça-feira (01/10/2024) do I Encontro Goiano de Atenção Primária na Saúde da Mulher, realizado no Oft Alfre Hotels, em Goiânia.

Confira o álbum de fotos do evento.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, e Goiás Social, o encontro reuniu profissionais e autoridades para discutir temas de extrema relevância relacionados à saúde da mulher, em especial o câncer de mama, com foco na atenção primária.

Para a Presidente do COSEMS GOIÁS, Patrícia Fleury, esse encontro marca não apenas o lançamento do Outubro Rosa 2024, mas também a união de esforços entre o poder público, a sociedade civil e os profissionais de saúde para avançarmos na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das maiores causas de mortalidade feminina.

“Conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos novos continuam progredindo de maneira alarmante, sendo o segundo tipo de câncer mais diagnosticado no mundo. No Brasil, é a neoplasia maligna mais incidente na população feminina. Em 2023 correspondeu a 30 % dos cânceres em mulheres. (73.610), sendo que dessas 18.139 mulheres vieram a óbito, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA”, comentou Patrícia.

Patrícia ainda destaca que, em Goiás, as ações são voltadas para a prevenção e detecção precoce. 

“O que nós precisamos fazer? É necessária uma rede de atenção totalmente integrada, de serviços e fluxos bem definidos e pactuados, além de uma capacidade operacional direcionada para a nossa real necessidade, e de qualidade nas ações assistenciais”, salientou Patrícia.

CÂNCER DE MAMA EM GOIÁS

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, e em Goiás, 1.993 mulheres perderam a vida para a doença entre 2020 e 2023.  Nesse sentido, o Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Alexandre Marchiori, destaca:

“Existe a necessidade de unir forças, trabalhando para mudar essa realidade, para que possamos realmente impactar e diminuir o número de mulheres que são acometidas por essa doença”, ponderou Dr. Alexandre.

Encerrando o momento de fala, o Secretário Estadual da Saúde de Goiás, Dr. Rasivel dos Reis, destacou que as ações de cuidado com a saúde feminina acontecem durante todo ano, não apenas em outubro.

“O mês de outubro é um marco para que possamos sensibilizar toda a sociedade, mobilizar as pessoas e chamar a atenção do público”, disse Dr. Rasível.

GOIÁS TODO ROSA

Uma iniciativa pioneira que faz de Goiás o primeiro estado brasileiro a oferecer exames genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico de câncer de mama e ovário. Lançado em parceria com a UFG em outubro de 2023, o projeto visa a identificação de mutações nos genes BRCA 1 e 2, permitindo um rastreamento personalizado para a prevenção e tratamento do câncer. Fica evidente hoje, a sinergia de esforços, na luta contra o câncer de mama em Goiás.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support