Cosems Goiás participa de capacitação de profissionais de Saúde da Macrorregião Norte

O evento abordou a violência obstétrica com cartilha Parto Seguro, criada pelo Ministério Público

Publicado em 20/06/2023 17:04

O Ministério Público de Goiás promoveu na última quinta-feira (15) um evento de capacitação no combate a violência obstétrica e a promoção do “Parto Seguro” para profissionais de Saúde da Macrorregião Norte de Goiás. A ação foi realizada no auditório do Hospital Regional de Uruaçu.

Para a Promotora de Justiça, Dra. Lucinéia Matos, falar sobre esse tema é essencial:

“Esse assunto é muito caro, porque é um assunto pouco falado, pouco difundido mesmo nos serviços de saúde”, comentou.

Dra. Lucinéia Matos, Promotora de Justiça.

Clique aqui e veja o vídeo da cobertura do evento.

A Presidente do Cosems Goiás, Patrícia Fleury, destacou que essa capacitação também será realizada nas outras Macrorregiões de Saúde de Goiás:

“Trazer às nossas mulheres a segurança emocional e a qualidade da assistência que elas precisam desde a descoberta da gravidez até o parto”, enfatizou.

Patrícia Fleury, Presidente Cosems Goiás.

O Secretário Municipal de Saúde de Uruaçu, Josimar Nogueira, ressaltou que há bem pouco tempo existia um vazio assistencial na região Norte de Goiás:

“Os municípios do Estado são pequenos e muitas vezes não tem hospitais municipais com qualidade para ofertar um serviço de Parto Seguro. A gente tem agora um grande hospital, o Hospital Centro Norte, que vem dar essa qualidade no atendimento para essas famílias”, destacou.

Cartilha Parto Seguro

A cartilha foi criada pelo Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás, através das Áreas de Atuação da Saúde, Direitos Humanos e Políticas Públicas e Criminal em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Clique aqui e conheça a cartilha Parto Seguro.

O documento contém informações simples e objetivas, com imagens e orientações. As dicas variadas indicam desde quem são as pessoas que podem estar envolvidas na violência obstétrica, exemplos de violência e formas de prevenção e de denúncia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support