Gestores e Técnicos da Macrorregião Nordeste participam de Workshop para elaboração do plano de ação do Programa SUS Digital

Encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde e COSEMS GOIÁS.

Publicado em 17/10/2024 14:57

Nesta quarta-feira (16), o auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) recebeu os gestores e técnicos municipais de saúde da Macrorregião Nordeste, que participaram do Workshop de Estratégias para Elaboração do Plano de Ação do Programa SUS Digital em Goiás.

A Secretária Municipal de Saúde de São João d’Aliança e Diretora da Macrorregião Nordeste, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS GOIÁS), Déia Abbes, fez questão de ressaltar a grande adesão dos municípios e o compromisso dos gestores e técnicos em promover uma saúde mais eficaz e resolutiva para a população.

“A Macrorregião Nordeste, com mais de 97% de representatividade neste Workshop, demonstra o seu compromisso e a responsabilidade na gestão do SUS“, disse Déia.

A Gestora também destacou que a ciência aliada à tecnologia representa parte da solução para um dos maiores enfrentamentos que existem hoje, o vazio assistencial e a logística para assistência em saúde na rede do Estado de Goiás.

“Planejamento de excelência é feito em parceria, de forma ascendente e tecido por mãos que estão no arado, ouvindo e tratando as especificidades e fortalecendo fio a fio uma rede robusta e eficiente”, afirmou Déia.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES/GO), o Superintendente de Planejamento, Túlio Oliveira, agradeceu e reconheceu a importância da parceria com o Ministério da Saúde e o COSEMS GOIÁS, para ofertar um melhor atendimento ao usuário dentro da ótica da regionalização em saúde.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para os paciente da Macrorregião Nordeste”, comentou Túlio.

O Superintendente do Ministério da Saúde em Goiás, Lucas Vasconcellos, traçou uma linha do tempo, de 2006 até os dias atuais, para destacar a importância deste momento que estamos vivendo e a relevância da construção dos planos de ação do SUS Digital em Goiás.

“Voltando no tempo, não imaginávamos que chegaríamos até aqui para falar de saúde digital, não somente com relação a incorporação de tecnologias de informação e comunicação, mas também com o uso de aplicativos, Telessaúde e ciência de dados. Esse momento que estamos vivendo é único”, destacou Lucas.

Na mesma linha de raciocínio, Déia finalizou a sua fala destacou que a semente que está sendo plantada hoje será responsável por salvar e transformar milhares de vidas com o fortalecimento do SUS e implementação do SUS Digital.

“Obrigada a todos que participam deste momento revolucionário para o SUS, estamos escrevendo uma história que mudará várias outras histórias do nosso povo. Unidos com o mesmo propósito, Ministério da Saúde, SES, COSEMS, gestores municipais e técnicos, porque Goiás pode mais!”, finalizou Déia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support