Ministério da Saúde anuncia mudanças para a vacinação contra Covid-19 e lança campanha para segunda dose

Publicado em 16/11/2021 16:43

Com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (16) a campanha Mega Vacinação contra a Covid-19 que tem como público-alvo toda a população acima de 18 anos. A campanha será veiculada na TV, rádio, internet e outras mídias a partir desta quarta-feira (17). Na ocasião, também foram anunciadas mudanças sobre a imunização contra a Covid-19: Ampliação da dose de reforço para maiores de 18 anos, mudança do intervalo da dose de reforço de seis para cinco meses e uma segunda dose da Janssen que será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga falou sobre importância dos brasileiros completarem seus ciclos vacinais. “Temos que trabalhar para ampliar a cobertura da segunda dose. É nosso objetivo com essa campanha, a ideia é convencer as pessoas a procurarem uma Unidade Básica de Saúde”, reforçou.

O assessor técnico do Conasems, Rodrigo Lacerda, aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais de saúde que trabalham ativamente na campanha de vacinação contra a Covid -19 nos municípios. “Precisamos cumprimentar os trabalhadores e gestores na ponta pelo trabalho realizado. Os altos números de vacinação que temos hoje é devido ao esforço deles e estamos juntos para buscar um sucesso ainda maior do que já alcançamos até o momento”, disse.

“O Brasil tem vacina. Temos outros países que ainda não tem vacina suficiente para ofertar à sua população. O Brasil tem um sistema de saúde poderoso, forte, capilarizado, com profissionais de saúde e recursos humanos, que conhecem como vacinar em todo cantinho do país. Hoje nós parabenizamos este esforço. Pensamos que o Brasil pode fazer história, pode mudar o rumo dessa pandemia”, ressaltou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross.

MUDANÇAS PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

📌 Ampliação da dose de reforço 

Durante a coletiva de imprensa foi anunciado a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta. Essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos.

📌 Mudança do intervalo da dose de reforço

A partir de agora, também muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. Mais de 100 milhões de brasileiros estão aptos para tomar a dose de reforço, ou seja, já completaram a imunização há cinco meses ou mais.

Os resultados preliminares de um estudo da Universidade de Oxford sobre a dose de reforço, encomendado pelo Ministério da Saúde, mostram que o esquema heterólogo – a combinação de vacinas diferentes – aumenta significativamente a imunidade. A orientação é que o reforço seja aplicado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. Na falta desse imunizante, pode ser aplicada a Astrazeneca ou Janssen.

📌  Atualizações sobre a vacina da Janssen

O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço dessa vacina também deverá ser aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.

“No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante e após cinco meses, uma dose de reforço”, explicou o ministro.  A orientação do Ministério da Saúde segue tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada.

Confira a apresentação do Ministério da Saúde aqui. 

(Com informações do Conasems).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support