Oficina de Monitoramento do Projeto Saúde Mental na APS

Gestores e Técnicos municipais da Região Pirineus participaram da atividade, promovida pelo PROADI-SUS

Publicado em 14/12/2022 11:04

Gestores e técnicos municipais de saúde de Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Cocalzinho de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Gameleira de Goiás e Pirenópolis participaram nesta terça-feira (13), da Oficina de Monitoramento do Projeto Saúde Mental na APS – Região Pirineus. O encontro foi realizado em Anápolis. 

O projeto é integrante do Proadi-SUS em parceria com o Hospital Albert Einstein e tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde no planejamento, operacionalização e monitoramento das etapas do projeto na Região de Saúde, além de instrumentalizar os profissionais da APS por meio do Manual de Intervenção – mental health GAP (MI-mhGAP), uma ferramenta para tomada de decisões baseadas em evidências. 

Dados extraídos a partir do índice Disability-Adjusted Life Years (DALY) apontam que transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão, são responsáveis por cerca de 15% da incapacidade no mundo, superando, inclusive, doenças cardiovasculares e câncer. Embora estejam se tornando cada vez mais frequentes, somente 1% da força de trabalho em saúde no mundo oferece serviço na área de saúde mental— e a falta de acesso a tratamentos adequados gera uma perda econômica global de cerca de 1 trilhão de dólares americanos a cada ano, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support