Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde

Encontro realizado nos dias 02 e 03 de outubro de 2024, em Brasília/DF.

Publicado em 04/10/2024 14:47

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS GOIÁS), por meio de sua Assessora Técnica, Nathália Fernandes, participou da Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde, realizada nos dias 02 e 03 de outubro de 2024, em Brasília/DF.

A Oficina foi promovida pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Com o tema “Articulando saberes, fazeres, desafios e oportunidades para ressignificar o trabalho na saúde”,  a Oficina promove um espaço de discussão e aprendizado sobre a Estrutura, Governança e Financiamento da Educação Permanente, sendo apresentado através de experiências exitosas de 03 Estados (ES/MA/SP), visando promover a articulação entre saberes teóricos e práticos.

De acordo com Nathália Fernandes, a oficina também trouxe a discussão sobre a Integração da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tendo como estratégia metodológica a apresentação de experiência exitosa de 03 municípios de pequeno, médio e grande porte, cada um com sua realidade, forma de trabalho e tempo de criação de seus NEPs, e PEGTES.

“Tanto nas experiências exitosas estaduais quanto nas Municipais foi demonstrado a importância de discutir os desafios e as oportunidades relacionadas à implementação da Educação Permanente em Saúde (EPS) no Sistema Único de Saúde (SUS), ressignificando o trabalho em saúde com base nas realidades e necessidades dos trabalhadores e das comunidades atendidas”, comentou Nathália.

O evento reuniu gestoras(es), trabalhadoras(es), pesquisadoras(es) e teve como objetivo fortalecer a Educação Permanente em Saúde (EPS) e avançar nas proposições para consolidar o SUS como escola. Além disso, a busca por fomentar um debate aprofundado sobre os desafios mais prementes enfrentados pela EPS, com ênfase no trabalho em saúde e na busca por caminhos que fortaleçam a atuação do SUS.

 

POLÍTICA NACIONAL

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi criada no Brasil como uma estratégia para promover o desenvolvimento contínuo dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNEPS reconhece que a formação e a qualificação dos profissionais de saúde devem estar integradas ao cotidiano do trabalho, com foco em melhorar a qualidade do atendimento à população e a eficiência dos serviços de saúde. A PNEPS foi instituída por meio da Portaria GM/ MS nº 198/20041, teve suas diretrizes de implementação publicadas na Portaria GM/MS nº 1.996/2007.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support