SIGO: COSEMS GOIÁS Participa do Lançamento da Nova Plataforma de Regulação de Pacientes do SUS no Estado

O Sistema de Saúde Integrada do Estado de Goiás (SIGO) promete otimizar a regulação de internações, consultas e exames no SUS, além de agilizar a liberação de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), garantindo agilidade e acesso mais eficiente para os pacientes

Publicado em 20/12/2024 16:22

O Governo de Goiás lançou oficialmente, na última quinta-feira (19), o Sistema de Saúde Integrada do Estado de Goiás (SIGO), uma nova plataforma que visa transformar a regulação de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O SIGO foi desenvolvido para integrar dados e oferecer maior eficiência no acesso a internações, consultas especializadas e exames em toda a rede pública estadual e nos hospitais conveniados. O objetivo é garantir que o paciente seja atendido em tempo oportuno e no local adequado. 

Com a nova plataforma, a expectativa é que exista maior celeridade para a liberação de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), uma demanda recorrente do sistema de saúde. 

A Presidente do COSEMS GOIÁS, Patrícia Palmeira Fleury, destacou que o SIGO é uma ferramenta que promete automatizar e integrar todas as informações, aumentando a eficiência de todos os processos.

“Enquanto representação da gestão municipal do SUS, o que nós estamos vivendo hoje, com certeza, é um marco histórico”, disse Patrícia.

A Secretária Municipal de Saúde de São João D’Aliança e Diretora da Macrorregião Nordeste, Deia Abbes, reconheceu o trabalho feito pelo Governo de Goiás para resolver o grande vazio assistencial da Macrorregião. Além do avanço nos serviços, agora está sendo prometido resolver a questão do acesso do paciente, em tempo oportuno, aos serviços ofertados. 

“Além dos serviços, é necessário ter o acesso. Esse novo sistema promete ofertar o acesso em tempo oportuno. É uma grande conquista não só para a Macrorregião Nordeste, mas para todo o estado de Goiás”, comentou Deia.

O evento de lançamento aconteceu no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), em Goiânia, e reuniu diversas autoridades e lideranças da saúde. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde de Araçu e Presidente do COSEMS GOIÁS, Patricia Palmeira Fleury, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Rasível Santos, a Coordenadora Geral do CAO Saúde do Ministério Público, Dra. Marlene Bueno, o Promotor de Justiça Reuder Cavalcante, além de representantes da equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, como a Superintendente de Regulação, Controle e Avaliação, Lorena Mota, e a Superintendente de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, Luiza Helena.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support