Abertura: Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde

Com participação da Presidente do Cosems Goiás, Patrícia Palmeira Fleury, mesa debate Política Nacional de Atenção Especializada e Planejamento Regional Integrado

Publicado em 16/11/2023 16:57

Na manhã desta quinta-feira (16), em Florianópolis/SC, foi realizada a abertura do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde. Com a participação de gestores e gestoras, técnicos dos municípios e apaixonados pelos SUS de 10 estados do país. O evento promove uma intensa troca de experiências e conhecimentos em prol do fortalecimento do SUS.

Clique aqui e veja um vídeo completo da mesa de abertura.

Mediada pelo Assessor Técnico do Conasems, Rodrigo Lacerda, a mesa de abertura trouxe como pauta a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde e os Desafios da Organização das Redes de Atenção à Saúde do Planejamento Regional Integrado.

Clique aqui e veja o álbum completo de fotos do 1º dia do Congresso.

Participaram da mesa e destacaram como o trabalho tem sido realizado em seus estados, a Presidente do Cosems Goiás, Patrícia Palmeira Fleury, Presidente do Cosems São Paulo, Geraldo Reple, Diretor Cosems Paraná, Fábio de Melo, Diretora do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa – DGIP/DE/ME, Conceição Resende, além do Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, que neste ato representou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO (PRI)

A Presidente do Cosems Goiás e Secretária Municipal de Saúde de Inhumas, Patrícia Palmeira Fleury, trouxe dados importantes sobre Goiás. Com mais de 7 milhões de habitantes e 246 municípios, o estado tem uma característica peculiar: 80% dos municípios tem menos de 20 mil habitantes.

Durante a sua fala, foi evidenciado a importância do fortalecimento do PRI, em especial na participação dos municípios nos espaços de governança e discussão, para trazer os problemas e as dificuldades enfrentadas:

“Precisamos avançar não só no financiamento tripartite, mas também na qualificação dos nossos processos de trabalho e a forma como monitoramos e intervimos a tempo e a hora”, comentou.

Clique aqui e veja a apresentação completa da Presidente do Cosems Goiás, Patrícia Fleury.

O Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, foi bastante aplaudido ao reforçar a importância do diálogo e de priorizarmos o diagnóstico precoce e o cuidado com relação ao câncer no nosso país. Em relação ao PRI, reafirmou o compromisso do Governo Federal em ouvir e contribuir para que o SUS possa avançar de forma igualitária em todo o Brasil.

Helvécio também fez questão de reconhecer publicamente o trabalho realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, em parceria com o Cosems Goiás, no programa de redução das filas de cirurgias eletivas, uma contribuição de Goiás para todo o Brasil:

“Identificado o CPF em cada estado, acompanhando a cirurgia e o pós cirúrgico. Um exemplo que eu tenho destacado em todo o país. A Secretaria colocou o sistema a disposição do Ministério da Saúde e junto com o Conselho das Secretarias Estaduais de Saúde, nós estamos ofertando a todos os estados que quiserem adotar”, afirmou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support